
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Liberar recursos para a saúde de Rondônia, aquisição de equipamentos e o credenciamento do Pronto-Socorro de Cacoal foram os assuntos da reunião dessa sexta-feira (6), no Ministério da Saúde solicitada pelo governador de Rondônia, Confúcio Moura, junto à secretária Executiva do ministério, Ana Paula Menezes.
Acompanhado de parlamentares da bancada federal e do secretário de Saúde, Williames Pimentel, o governador solicitou urgência na liberação dos serviços de hemodiálise do Centro de Hemodiálise de Ariquemes e o serviço de nefrologia. Quanto as UTIs, lembrou que já funcionam, mas ainda não foram portariadas e por isso o Estado não recebe os recursos pelo seu uso.
O governador ainda solicitou recursos para a aquisição de equipamentos e a conclusão da obra do hospital de Guajará-Mirim. A expectativa é que seja concluído entre os meses de julho a agosto.
Foi solicitado o credenciamento e a inclusão do Pronto-Socorro de Cacoal no rol dos prontos-socorros do Brasil, interligado ao hospital regional e que servirá entre 12 a 14 municípios do centro do Estado.
O senador Valdir Raupp lembrou que o hospital de Cacoal precisa de maior aporte de investimentos do ministério pois o Estado assumiu definitivamente este pronto-socorro.
A secretária do ministério verificou os indicadores da saúde em Rondônia e demonstrou interesse pelos resultados das ações do Estado. Ela destacou que foi em 2010 ao hospital e encontrou um quadro caótico e conforme as ações exitosas implementadas, solicitou à assessoria do ministério que na próxima publicação do ministério venha a constar as melhorias na saúde de Rondônia, no capítulo O SUS que deu certo.
Ana Paula destacou o contingenciamento dos investimentos para 2015, mas apresentou uma proposta para que o governador solicite uma emenda parlamentar para a aquisição destas demandas apresentadas hoje.
O senador Valdir Raupp afirmou que no volume de recursos solicitados, os parlamentares apoiarão o Estado. Ele mesmo havia indicado suas emendas para a saúde, porém todas em Porto Velho. “A secretária Ana solicitou que incluíssemos emendas individuais, principalmente agora que o orçamento é impositivo. O governador certamente receberá o apoio de parlamentares”, explicou.
A secretária-executiva do Ministério elogiou o trabalho no Estado e se colocou à disposição para encontrar formas de que os recursos necessários sejam rapidamente liberados, mas reafirmou a que o modo mais rápido é em conjunto com as emendas parlamentares.
Também participaram a deputada federal Marinha Raupp e a superintendente de Integração do Estado de Rondônia em Brasília, Elizete Lionel.
Fonte
Texto: Alex Nunes
Fotos: Alex Nunes
Decom - Governo de Rondônia
24/06/2026 : PRF em Rondônia apreende pistola calibre 9mm em Pimenta Bueno
24/06/2026 : Tenente: Coronel BM Odoni orienta sobre o uso correto do 193 e prevenção de acidentes – Vídeo
24/06/2026 : Servidora morre em acidente entre caminhonetes na BR–364
24/06/2026 : APREENSÃO DE DROGAS EM RONDÔNIA: Ação integrada entre PRF e PMRO apreende mais de 200 kg drogas – Vídeo
24/06/2026 : Segunda vítima de grave acidente na BR 364 é identificada; Jovem se chamava Maria Luíza
24/06/2026 : PRF em Rondônia promove ação no Dia Mundial do Orgulho Autista
23/06/2026 : Deputado Alex Redano propõe audiência pública para debater direitos das pessoas com deficiência em Rondônia
23/06/2026 : Homem é morto a facadas por amigo após acusação de estupro
19/06/2026 : Aos 103 anos, morre Humberto Guedes, ex–governador do Território de Rondônia
18/06/2026 : Emenda Constitucional que permite acúmulo de cargos por militares entra em vigor em Rondônia
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus