Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
.jpg)
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) informou que a extração de itaúba, garapeira, jatobá, cerejeira, cedro e jequitibá prevista em planos de manejo não está proibida pelo Ministério do Meio Ambiente. A explicação, segundo o senador, foi dada pela própria ministra Izabella Teixeira, na quarta-feira (11), a parlamentares e representantes de madeireiras das Regiões Norte e Centro-Oeste.
De acordo com Valdir Raupp, a ministra informou que nova portaria será publicada para substituir a 443, que proíbe o corte, beneficiamento, transporte e comercialização dessas madeiras por causa do risco de extinção. Isso vai por fim à apreensão de madeira legalizada que estaria ocorrendo atualmente, disse o senador.
— Lembro que esse setor de base florestal é muito importante para os estados da Amazônia Legal e que os empresários só querem cumprir as determinações legais. O plano de manejo não afeta o meio ambiente, ele gera divisas, gera renda, gera empregos. O corte raso sim, ele prejudica o meio ambiente. E nós somos radicalmente contra o desmatamento ilegal — disse o senador.
Raupp afirmou que o setor madeireiro é muito importante para a economia de Rondônia, terceiro maior produtor de madeiras do país. O estado conta com aproximadamente 400 madeireiras, que geram cerca de 35 mil empregos diretos e indiretos.
Agência Senado
24/07/2026 : Confúcio Moura reforça apoio à apicultura para ampliar renda dos pequenos produtores
23/07/2026 : “Justiça foi feita”, diz Natan Donadon após TRE reconhecer elegibilidade para disputar eleições em Rondônia
21/07/2026 : Homem é mortO com golpe de faca após discussão familiar – LIVE: ESTAMOS NO AR! PROGRAMA BRONCA DA PESADA
17/07/2026 : Sorteio aproxima 1.456 famílias da casa própria em Ji–Paraná
15/07/2026 : MP denuncia 16 pessoas por sonegar mais de R$ 7 milhões em ICMS com venda irregular de gado em RO e MT
14/07/2026 : ANP intensifica fiscalização de combustíveis e Rondônia fica fora das ações
09/07/2026 : Polícia Federal deflagra Operação Reduto e investiga fraude em licitações, peculato e rachadinha em RO – VÍDEO
09/07/2026 : PF DEFLAGOU OPERAÇÃO SORTIDA VERTIS contra grupo criminoso voltado ao tráfico internacional de drogas – VÍDEO
07/07/2026 : PF investiga organização criminosa que ocultava drogas em aparelhos de ar condicionado – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus