
Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Trinta mil famílias já se beneficiam com o programa de distribuição de sementes criado pelo Governo Estadual, informou hoje (13) a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) de Rondônia.
O programa leva segurança à agricultura rondoniense. Em 2013, o programa fora interrompido, seguindo-se nova fase que incorporou a criação e distribuição do cartão Mais Sementes. Por ele, agricultores obtêm aprovação de limites e acesso à compra de insumos para a formação ou renovação de lavouras.
Até 2012, 3,5 mil famílias receberam sementes de arroz geneticamente padronizadas, 12,7 mil famílias com sementes de milho e 22,5 mil com sementes de feijão.
“Para o fortalecimento e a melhoria da qualidade produtiva agropecuária, o governador Confúcio Moura investiu de maneira correta e diversificada”, observou o diretor presidente da Emater, Luiz Gomes.
Segundo Gomes, outro fator de alento ao campo foi a Usina de Nitrogênio, destinada a conservar sêmen no Projeto Inseminar. Segundo ele, por muito tempo o Estado de Rondônia contou com apenas uma usina de nitrogênio, abastecida por duas máquinas e com capacidade de produção de sete litros/hora. “Além da impossibilidade de atender a demanda que já era grande, o transporte para os municípios mais distantes da capital encarecia o produto”, lembrou.
Quatro anos atrás, a usina de nitrogênio produzia 41 mil litros/ano. Ao receber outra usina, com duas unidades, em Ouro Preto do Oeste, agropecuaristas se beneficiaram pela capacidade de produção de nove litros/hora cada, em média. Isso representa um incremento de mais de 300% na capacidade de produção. Em 2014, ela alcançou 107 mil litros.
Fonte
Texto: Wânia Ressutti
Fotos: Assessoria Emater
Decom - Governo de Rondônia
14/01/2026 : Ação conjunta entre Rondônia e governo federal combate garimpo ilegal na fronteira entre Brasil e Bolívia
14/01/2026 : Governador exonera coronel Braguin da PM e nomeia o subcomandante
14/01/2026 : Buritis terá sede própria do Clube de Judô após deputado Delegado Lucas destinar R$ 290 mil
13/01/2026 : Vem aí o Concurso Público para a Educação de Ariquemes – Vídeo
13/01/2026 : EXAME TOXICOLÓGICO: Nova Exigência para a primeira CNH nas Categorias A e B
13/01/2026 : Jovem com mandado de prisão procura presídio para cumprir pena em Ji–Paraná
13/01/2026 : Ji–Paraná: Briga de casal termina com corte de faca no bairro Cafezinho
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus