Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia
Rondônia, que já se destaca atualmente com a produção de grãos e pecuária de corte e leite, deverá se tornar também, nos próximos anos, em um dos maiores produtores de castanha-do-brasil e, consequentemente, de madeira com qualidade superior à do eucalipto, hoje a de maior demanda. Isso será possível com a implementação do projeto, de iniciativa do governador Confúcio Moura, que prevê o plantio de cinco milhões de mudas em todo o Estado, começando por um núcleo experimental com 25 mil plantas na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), em Porto Velho.
A ação faz parte do projeto Florestas Plantadas desenvolvido pelo governo de Rondônia como mais uma opção de atividade econômica para o setor produtivo rural.
Em visita ao núcleo da Sedam nessa quarta-feira (17), acompanhado do novo subchefe da Casa Civil, Vitorino Cherque, e do novo titular da Sedam, tenente-coronel PM Vilson de Salles Machado, o governador foi informado pelo adjunto da Sedam, Francisco de Sales Oliveira, sobre o andamento do plantio. Segundo Sales, apesar de a maior cheia do rio Madeira registrada neste ano ter prejudicado a germinação de mais de 80% das sementes, as mudas não atingidas pela alagação já estão sendo distribuídas aos produtores e viveiristas interessados.
Mais sementes
De acordo com Francisco de Sales, inicialmente foram adquiridos, via licitação, 18 mil quilos de castanha da Reserva Extrativista Rio Cautário. Para atingir a meta dos cinco milhões de mudas estipulada pelo governador, Sales disse que são necessárias mais sementes, e que contatos estão sendo feitos com viveiros públicos e produtores para a expansão do plantio a todo o Estado. A expectativa é que de 10 a 15 anos Rondônia se torne o maior produtor do país. Além de a castanha-do-brasil ter a madeira melhor que o eucalipto, o adjunto da Sedam apontou como outra vantagem o fato de ser uma planta nativa do bioma amazônico, o que favorece o avanço dessa cultura.
Por considerar a importância do setor florestal para o fornecimento de energia e matéria-prima à indústria da construção civil e de transformação, ainda na visita o governador Confúcio sugeriu que seja incentivada a expansão do plantio para a Colônia Penal Ênio Pinheiro, em Porto Velho, com o plantio de um milhão de mudas, utilizando a mão de obra dos reeducandos, e também para Ariquemes.
Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
30/06/2025 : Inmet emite alertas de queda de temperatura em Rondônia e vários outros estados
30/06/2025 : Inscrições para tirar CNH gratuita em RO encerram nesta segunda–feira, 30
28/06/2025 : Governo Marcos Rocha inicia reforma histórica e reestruturação no Pronto–Socorro João Paulo II
28/06/2025 : Onça pintada atravessa o rio Guaporé e encanta turistas em Cabix – Vídeo
28/06/2025 : Motociclista sofre queda ao tentar evitar colisão na Av. Maringá em Ji–Paraná – Vídeo
28/06/2025 : Jovem é arrastado por carro após colisão em cruzamento da T–12 em Ji–Paraná – Vídeo
28/06/2025 : Acidente entre dois carros deixa homem ferido em cruzamento de Ji–Paraná – Vídeo
28/06/2025 : Mulher é assassinada a tiros em Mirante da Serra – Vídeo
27/06/2025 : Motocicleta colide contra caçamba e deixa dois feridos em Ji–Paraná – Vídeo
26/06/2025 : Presidente da Assembleia Legislativa defende o homem do campo durante sessão itinerante em Machadinho do Oeste
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus