Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
ARIQUEMES: Professora Metilde participa do Bronca da Pesada falando sobre as ações do SINTERO
A professora Metilde Pena esteve marcando presença nessa terça-feira, dia 16/09, no programa Bronca da Pesada, abordando vários assuntos pertinentes aos trabalhadores em educação do Estado de Rondônia.
O primeiro ponto abordado foi sobre a aposentadoria especial dos servidores da educação, dando algumas orientações para os servidores explicando que já tem um parecer do Supremo Tribunal Federal que reconhece a aposentadoria especial dos servidores da educação que atuam na orientação e direção.
A professora aproveitou a oportunidade para relatar que a SEDUC é responsável em emitir as declarações necessárias para dar entrada ao processo de aposentadoria. Pois profissionais vem procurando o SINTERO quando vão aposentar no qual tem que ficar procurando declarações de todas as escolas por onde esse profissional tenha passado, mais na verdade isso é de responsabilidade da Seduc no qual já foi conversado e acertado para que o servidor não precise estar buscando essas procurações em todos os Estados por onde passou.
Outro ponto importante abordado no decorrer da entrevista foi sobre a licença prêmio dos servidores da educação onde tem dado vários problemas. Existe vários servidores do Estado com 4 até 5 licenças onde o governo nem paga e nem libera para tirar essas férias. Segundo a professora, o SINTERO já entrou com uma ação judicial onde em raríssimos casos o governo está pagando para as pessoas que tem doenças graves.
E por fim o tema abordado foi à transposição, onde o Sintero já protocolou mais de 400 processos junto com ao Ministério do Planejamento referente àqueles servidores que foram notificados por pendências e documentações, onde já foram encaminhados para Brasília. A União já foi notificada pela Justiça Federal dando um prazo de 120 dias no qual encerra em outubro, onde a informação dada à Presidenta não entrou com o desembargo e para enquadrar inclusive os pensionistas, onde o Sintero está nesse aguardo, não enquadrando esses profissionais de 81 a 15 de março de 87, a União vai pagar multa de R$500,00 dias por servidor. Se alguém tem mais de 60 anos ou é portador de alguma doença vá até o Sintero para que eles dêem todas as informações sobre o precatório.
FONTE: ARIQUEMES190.COM.BR
Curtam nossa pagina no facebook: CANAL35/ARIQUEMES190
28/06/2025 : Encerramento da Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas em Ariquemes – Vídeo
28/06/2025 : SEBRAE em parceria com IFRO realizam palestra sobre Empreendedorismo no Agronegócio – Vídeo
28/06/2025 : Prefeitura realiza limpeza em imóvel de acumuladora de lixo, que recebe tratamento médico – Vídeo
27/06/2025 : SAMU socorre idoso após colisão entre bicicleta e carro na Avenida Tancredo Neves em Ariquemes – Video
26/06/2025 : Aconteceu a Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas no Teatro Belas Artes em Ariquemes – Vídeo
26/06/2025 : SAMU socorre motociclista que colidiu na traseira de caminhão de lixo em Ariquemes – Vídeo
26/06/2025 : Sílvia Cristina faz entrega de R$ 100 mil para Polícia Militar Mirim de Ariquemes – Vídeo
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2025 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus