25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 10/07/2014 Compartilhe esta notícia

Valdir Raupp cobra agilidade na análise de projetos de pequenas centrais hidrelétricas

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) cobrou nesta quarta-feira (9) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) agilidade na análise dos projetos de construção de pequenas centrais hidrelétricas, conhecidas como PCHs. Ele também pediu aos órgãos competentes a emissão rápida de licenças ambientais relacionadas a essas pequenas centrais.

Segundo Raupp, estão parados na Aneel cerca de 640 projetos de construção de PCHs, cujo potencial energético é de sete mil megawatss, o equivalente à metade de uma Itaipu, que é, até hoje, a usina que mais produz energia em todo o mundo.

O senador disse que, se houvesse agilidade, muitas dessas usinas poderiam estar em funcionamento há seis anos e isso representaria menos falta de luz e poluição da atmosfera.

Valdir Raupp informou que, somente em 2013, o acionamento das usinas termelétricas, movidas a carvão e diesel, custou cerca de R$ 23 bilhões. E esse valor pode chegar ao dobro em 2014, se as chuvas forem insuficientes para que as hidrelétricas gerem a energia de que o país precisa.

O senador ainda sugeriu que a Aneel firme convênio com as universidades federais, para que os técnicos dessas instituições possam apoiar a análise dos projetos de construção das pequenas centrais hidrelétricas.

- Com isso, de modo seguro e tecnicamente consistente, estimularíamos a retomada desses empreendimentos, cuja consecução é, sem sombra de dúvida, um imperativo de grande relevância para a superação dos problemas brasileiros na área de eletricidade - afirmou.

Raupp destacou ainda as obras de recuperação de algumas rodovias federais que cortam Rondônia. No entanto, ele pediu atenção do governo à BR 429. Segundo o senador, 95% da extensão dessa rodovia já foram asfaltados. No entanto, o trecho na cidade de São Miguel não foi pavimentado. Por isso, ele cobrou das autoridades e das empresas responsáveis a conclusão da obra e a finalização do projeto.

Agência Senado

 

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Data: 10/07/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Adubar no Site
sobreira
Tigrão Veículos
moto mil
Novalar
Café Bem Cedo 2
LORYAL

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus