25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 05/06/2014 Compartilhe esta notícia

BRASÍLIA: Aprovado substitutivo de Moreira para criação de municípios

Brasília-DF, 05/06/2014 - Com 343 votos favoráveis, 30 contrários e uma abstenção, o substitutivo do líder do PSD, deputado Moreira Mendes (RO), ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 397/14, foi aprovado pelo plenário da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (4). A proposta estabelece regras para a criação, fusão e incorporação de municípios.
“Trata-se de um anseio antigo de vários estados. Temos distritos da Região Norte, por exemplo, que ficam a 1.050 km da sede do município, o que dificulta ações que levem infraestrutura, educação e saúde para a população. Esta lei complementar vem cobrir essa lacuna. Com ela, esses distritos terão condições de sonhar com a emancipação político-administrativa”, destacou Moreira.
Segundo o texto aprovado, a população mínima para as regiões Norte e Centro-Oeste deve equivaler a seis mil habitantes, para o Nordeste, 12 mil, e para o Sul e Sudeste, 20 mil. A exigência territorial de 200 km² para as regiões Norte e Centro-Oeste e de 100 km² para regiões Sul, Sudeste e Nordeste, como área mínima para a criação do município, foi retirada pelo substitutivo. “Imagine um distrito preencher todos os requisitos como número de habitantes, viabilidade econômica, socioambiental, administrativa, mas não ter os 100 km²? A comunidade estaria condenada a nunca se emancipar”, pontuou Moreira.
O parlamentar lembrou ainda que será necessário realizar plebiscitos que devem contar com a aprovação de 3% dos habitantes de cada um dos distritos envolvidos para que haja a emancipação. Outro ponto defendido pelo líder foi a proibição da criação de novos municípios às vésperas de eleições. “Esse é um assunto técnico. O objetivo dessa lei é permitir a emancipação de municípios que possam ser autossustentáveis”, finalizou.
O texto segue para análise do Senado.
Assessoria PSD
Foto: Heleno Rezende
Data: 05/06/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
Café Bem Cedo 2
sobreira
Novalar
Tigrão Veículos
Adubar no Site
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus