
Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia
A Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) acusou o pré-candidato ao governo de Rondônia Expedito Júnior e o Partido da Social Democracia (PSDB) de terem feito propaganda eleitoral antecipada. O caso é em relação a um vídeo de propaganda partidária em que há, segundo a PRE, promoção pessoal do pré-candidato.
No vídeo de 30 segundos exibido em abril, Expedito Júnior utiliza o espaço destinado à propaganda partidária para a realização de promoção pessoal. Ele inicia a propaganda citando um projeto de lei de sua autoria com o qual afirma ter beneficiado a classe de mototaxistas. No entanto, a legislação eleitoral determina que a propaganda partidária não deve fazer promoção pessoal, mas sim difundir o programa do partido; transmitir mensagens aos filiados a respeito desse programa; e divulgar a posição do partido a respeito de temas políticos-comunitários.
A acusação da PRE contra Expedito Júnior e o PSDB foi feita por meio de uma representação eleitoral e será julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. A PRE argumenta que é necessário examinar todo o contexto em que se deram os fatos, não devendo ser observado apenas o texto da mensagem, mas também outras circunstâncias como imagens, fotografias, meios, número e alcance da divulgação.
A PRE pede que os acusados sejam condenados às penalidades previstas na Lei das Eleições (Lei 9.504/97): cassação de tempo de veiculação de propaganda partidária equivalente a cinco vezes ao da inserção ilícita da propaganda, no semestre seguinte, e multa que pode variar de cinco a 25 mil reais.
Procuradoria Regional Eleitoral
As Procuradorias Regionais Eleitorais (PREs) estão presentes em todos os estados do Brasil e são estruturas do Ministério Público Federal que, junto com a Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE), defendem os cidadãos nos Tribunais Eleitorais. Essas unidades do MPF constituem - com os promotores de Justiça dos MPs estaduais designados pelos PREs para atuar como promotores eleitorais - o Ministério Público Eleitoral.
Fonte: MPF-RO
Autor: MPF-RO
10/08/2026 : NOTA DE PESAR pelo falecimento do Sr. João Batista Rodrigues pioneiro de Ariquemes Bairro Marechal Rondon desde 1950
08/08/2026 : Identificada vítima de acidente entre caminhonete e bitrem na BR–364, Km–542 – VÍDEO
08/08/2026 : Gravíssimo acidente entre caminhonete e bitrem faz vítima fatal presa às ferragens na BR–364, Km–542 – VÍDEO
07/08/2026 : Polícia Civil deflagra Operação Quirinus e cumpre Medidas Cautelares em Ariquemes – VÍDEO
06/08/2026 : ARIQUEMES: URGENTE – Corpo encontrado no Rio Jamari ainda não foi identificado – VÍDEO
06/08/2026 : ARIQUEMES: URGENTE – Corpo de idoso é localizado no Rio Jamari Bairro Marechal Rondon – VÍDEO
www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2026 Todos os direitos reservados
Site desenvolvido por Prospect Plus