25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 16/05/2014 Compartilhe esta notícia

ARIQUEMES: Defesas civis contam com sistema de previsão de chuva em tempo real

As Defesas Civis da Amazônia contam com um novo aplicativo (radares online) no site do Sipam (www.sipam.gov.br) que mostra a previsão de chuva a curto prazo em todo os estados amazônicos. O lançamento ocorreu na última terça-feira (13) no Centro Regional do Sipam em Manaus, reunindo representantes das Defesas Civis da Região Metropolitana de Manaus, Defesa Civil do Amazonas, Eletrobrás Amazonas Energia, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e Cindacta IV, que conheceram a aplicação do SOS Amazônia, nome da página.
Durante o encontro, a equipe de banco de dados da Coordenação Técnica do Censipam apresentou as ferramentas e tecnologias utilizadas para a atualização de dados no SOS Amazônia. Em seguida, o meteorologista Ivan Saraiva falou sobre as funcionalidades dos 11 radares meteorológicos, que permitem a visualização da estrutura e o descolamento da nuvem, estimando a precipitação. Para ter acesso aos alertas meteorológicos, as defesas civis terão um login e senha.
“Este sistema já é um dos resultados da parceria entre o Censipam e a Divisão de Satélites Ambientais do Centro de Pesquisas de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ele permite espacializar os dados dos radares meteorológicos e disponibilizá-los a cada 12 minutos, com a precipitação estimada”, explicou a meteorologista do Centro Regional de Manaus, Jaci Saraiva.
O sistema conta ainda com os dados das estações meteorológicas de superfície da Universidade Federal do Amazonas e também do Instituto Nacional de Meteorologia. A próxima etapa será a disponibilização, também em tempo real, dos dados de descargas atmosféricas pela Universidade de São Paulo, através do Departamento de Ciências Atmosféricas.
Assessoria de Imprensa do Censipam
Data: 16/05/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
Tigrão Veículos
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
LORYAL
sobreira
Café Bem Cedo 2
Adubar no Site
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus