25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 09/04/2014 Compartilhe esta notícia

RONDÔNIA: Adelino Follador fala sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O deputado Adelino Follador (DEM), em discurso proferido na sessão desta terça-feira (8) na Assembleia Legislativa de Rondônia, enfatizou sobre o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, destacando que no município de Ariquemes houve evento, promovido pela AMAR, em favor das pessoas que possuem esse transtorno global.
Ao citar que o problema foi abordado pela TV Globo, através de uma novela, o deputado Follador salientou que a causa vem sendo debatida e apoiada com maior intensidade pela sociedade brasileira. “Em Ariquemes, a AMAR já possui um terreno para construir sua sede própria. Será realizado um bingo para arrecadar verba para ajudar na obra. Eu estou destinando emenda parlamentar, no valor de R$ 50 mil, para ajudar a Associação, pois a causa é justa”, disse o deputado ao afirmar que mais de 90 pessoas estão sendo atendidas pela AMAR.
No Brasil, cerca de um milhão de pessoas são diagnosticadas com autismo, no entanto, apenas 100 mil recebem algum tipo de atendimento. Por isso, Follador disse que essas pessoas precisam uma atenção especial por parte do poder público e da sociedade como um todo.
Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais: inabilidade para interagir socialmente; dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos, e padrão de comportamento restritivo e repetitivo. A pessoa acometida desse transtorno apresenta várias intensidades de grau de comprometimento, indo desde quadros mais leve, como síndrome de Asperger, até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e de retardo mental.
Câncer: O deputado Follador, na mesma sessão, defendeu maior atuação do poder público no combate ao câncer. Ele citou o trabalho realizado pelo Hospital de Barretos, em Porto Velho, mas deixou claro que o combate à doença precisa ser constante “porque o câncer não escolhe idade, raça ou classe sócial”.
Educação: Follador disse também que esteve com o secretário da Seduc, Emerson Castro, e tratou sobre a melhoria para a educação em Rondônia. Lembrou que destinou emenda de R$ 500 mil para a climatização de escolas em Ariquemes. “É um setor que sempre merece o nosso apoio e do poder público”, completou o deputado.
ALE/RO - DECOM - [ Carlos Neves ]
Data: 09/04/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
Café Bem Cedo 2
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Adubar no Site
sobreira
Tigrão Veículos
moto mil
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus