25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 04/04/2014 Compartilhe esta notícia

RONDÔNIA: Rio Madeira apresenta sinais de baixa após atingir 19,74 metros

RO Rio Madeira Região do Baixo Madeira (Foto: Ivanete Damasceno/G1)
Apesar das previsões de chuva feitas pelo Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), o Rio Madeira começa a dar os primeiros sinais de baixa após atingir 19,74 metros, no domingo, dia 30 de março, conforme aferição da Agência Nacional de Águas (ANA). Segundo o Sipam, as chuvas que ainda caem sobre a região na bacia dos rios Bene, Madre de Dios, Guaporé, Mamoré foi o que mais influenciou este aumento histórico do nível do Madeira em Rondônia. Nesta quinta-feira (3), a cota registrada chegou a marcar 19,58 metros, sendo uma redução de 16 centímetros em quatro dias, segundo medição da ANA.
O meteorologista Marcelo Gama explica que toda a cheia foi uma situação atípica. Enquanto continua chovendo na cabeceira do rio, em Porto Velho, fevereiro registrou índice pluviométrico menor que a média normal. Foram cerca de 239 milímetros, enquanto o esperado para o mês estava em torno de 320. No entanto, a Sipam trabalhou com uma previsão de que o Madeira poderia atingir a cota máxima de 19,80 metros, mas isso pode não acontecer. "Essa é a cota máxima que trabalhamos, não quer dizer que deve acontecer. Pode ser que chegue a nesse nível, porque abril ainda é um mês chuvoso em toda a região Amazônica", explica Gama.
Enchente
Com a enchente do Rio Madeira, cerca de 25 mil pessoas foram atingidas e estão espalhadas entre abrigos, casas de parentes e amigos. No Baixo Madeira, muitos distritos de 
Porto Velho foram inundados e milhares de pessoas abandonaram suas casas. O distrito São Carlos foi 100% atingidos e várias famílias passaram a viver em flutuantes.
Já a BR-364, única via de acesso ao Acre, continua bloqueada por apresentar seis pontos de alagamento e por causa da forte correnteza, as balsas não têm força para subir o rio na região da comunidade Palmeiral, distante cerca de 130 quilômetros de Porto Velho. Próximo a essa região, em Velha Mutum, a água sobre a rodovia chegou a ultrapassar 1,5 metro, o que deixou vários motoristas ilhados.
FONTE: G1

 

Data: 04/04/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
Tigrão Veículos
moto mil
LORYAL
Café Bem Cedo 2
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Adubar no Site
sobreira
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus