ARIQUEMES: Assaltante é preso após roubar caminhonete e levar criança como refém na Linha C-60 da Br-421 (novas informações)
Por volta das 16h de sábado (29/03), Policiais Militares do Sétimo Batalhão de Polícia Militar em Ariquemes prenderam sobre a ponte do Rio Jamari, na BR-421, Douglas Fabrício Galvão Kekes, 18 anos, após o mesmo realizar um roubo numa fazenda, localizada na Linha C-60 da BR-421, e fugir numa caminhonete S-10 cabine dupla, cor prata, em direção a cidade de Ariquemes, levando um adolescente de 14 anos como refém, amarrado no banco de trás do veículo, e todos os pertences roubados. Após a prisão do infrator, o refém foi libertado sem nenhum ferimento, a caminhoneta e todos os objetos roubados foram recuperados. Um revólver calibre 38 com duas munições intactas foi apreendido com o criminoso.
A Central de Operações da Polícia Militar em Ariquemes foi informada sobre um roubo realizado numa fazenda. Imediatamente a ida de viaturas para o local verificar a veracidade da informação. Ao iniciar o deslocamento na BR 421, a Base de Policiamento Comunitário 2, composta pelo Cabo PM Monteiro e pelos Soldados PM Cunha e A. Donizete, apoiada pela Base de Policiamento Comunitário 3, pelos Soldados PM Machula, J. Dias e Marcon visualizaram uma caminhonete S-10 prata, sendo esta com as mesmas características passada referente ao roubo na propriedade rural.
Ao tentar abordar o condutor do veiculo, ele desobedeceu as ordens de parada e empreendeu fuga pela rodovia. As guarnições fizeram acompanhamento e lograram êxito em abordar o veículo em cima da ponte do Rio Jamari. Em revista pessoal no condutor do veículo, identificado como Douglas Fabrício Galvão Kekes (18 anos), foi localizada uma arma de fogo do tipo revólver, calibre 38, com duas munições intactas. Douglas de imediato confessou aos Policiais Militares que havia acabado de cometer um roubo.
As guarnições realizaram buscas no interior do veículo e encontraram um menino de 14 anos, amarrado no banco de trás, que estava sendo levado como refém. De imediato foi dado voz de prisão ao infrator, libertado o refém e apreendida à arma utilizada.
A Base 3, se deslocou para 3º Delegacia de Policia Civil de Ariquemes conduzindo a vítima e o veículo roubado, enquanto a Base 2, juntamente com o Supervisor de Serviço, 1º Sargento PM Veraldino e uma equipe da Base Móvel composta pelos Soldados PM Oliveira, R. Vieira, Luiz e Possamai fizeram deslocamento conduzindo o infrator até a fazenda onde aconteceu o roubo.
Na propriedade foram encontradas outras vítimas que também foram amarradas, porém quando o policiamento chegou estes já estavam soltos. Conforme informações passada pelas vitimas e confirmada por Douglas, havia outro infrator que tomou rumo ignorado com a motocicleta em que chegaram à propriedade onde cometeram o crime.
Além da caminhonete, também foram roubados vários celulares, algumas peças de roupas, jóias, três capacetes, uma televisão, uma faca e um canivete, sendo que estes pertences foram recuperados junto com o veículo.
Em consulta aos registros policiais, foi constatado que o infrator Douglas já possui registro por roubo a estabelecimento comercial. Com esta apreensão, o Sétimo Batalhão totaliza 32 armas de fogo e 53 veículos apreendidos, neste ano de 2014, na região do Vale do Jamari, fato que têm contribuído para diminuir os índices de criminalidade na região.
Vida pregressa do infrator
Douglas Fabrício Galvão Kekes completou dezoito anos no dia 02 de julho de 2013. Residente na 2ª Rua, 4597 Setor em Ariquemes. Um mês após completar dezoito anos, no dia 06 de agosto de 2013 foi preso pela Polícia Militar em Ariquemes após realizar um roubo numa loja de móveis usados na 4ª Rua do Setor 9, utilizando uma pistola de brinquedo.
A sua defesa foi promovida pela Defensoria Pública do Estado de Rondônia. Não conseguindo a soltura deste infrator na Comarca de Ariquemes. A Defensoria ingressou com Habeas Corpus no Tribunal de Justiça, no dia 16/09/2013. No dia 09/10/2013 o Habeas Corpus foi julgado, sendo concedida a ordem de soltura. Em 14 de outubro de 2013 ele foi colocado em liberdade e passou a responder o processo de roubo em liberdade, ficando apenas dois meses e oito dias presos. Este foi o período real de prisão cumprido em decorrência do roubo praticado ao estabelecimento comercial, pois depois de ser libertado nada mais cumpriu até ser preso novamente no sábado, após praticar o roubo a fazenda.
Em 03 de dezembro de 2013 ele foi condenado a quatro anos de reclusão, referente processo pelo roubo praticado na loja de móveis usados, em 06 de agosto de 2013. Ele estava cumprindo sua pena em regime domiciliar, ou seja, na sua casa.
Ao chegar na Delegacia de Polícia Civil de Ariquemes, mostrando total deboche com todos que estavam naquele local, ele mesmo algemado, mostrou o dedo do meio para as pessoas.
Ênedy Dias de Araújo - Ten Cel PM