25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 15/03/2014 Compartilhe esta notícia

CHEIA – Dilma afirma que culpar usinas é absurdo e libera FGTS para atingidos

A visita da presidente Dilma Rousseff que chegou a Base Área de Porto Velho (RO) pouco depois das 09h00 durou aproximadamente duas horas.  Após o desembarque do avião presidencial Dilma seguiu para o helicóptero Sabre onde por aproximadamente quarenta minutos ela sobrevoou a área alagada do rio Madeira.

 

 

Para acompanhar a presidente estava o Governador de Rondônia, Confúcio Moura, o prefeito Mauro Nazif, o Ministro da Integração Nacional Francisco Teixeira, além de autoridades politicas federais.

Após o voo, a presidente da Republica afirmou estar sensibilizada com a situação das vitimas da enchente e que o Governo Federal irá dar todo o apoio para que as áreas alagadas dentro de Porto Velho sejam reconstruídas após o termino do período de cheia.

“O Governo Brasileiro possui um sistema de monitoramento de enchentes, vamos trabalhar para que não sejamos mais pegos de surpresa em situações como essa que aconteceu em Rondônia. Não podemos evitar desastres naturais, mas temos como amenizar os danos causados por eles. Basta lembrar o exemplo de várias cidades nos Estados Unidos onde existe um período de inverno denso, mas após esse período a agricultura e as condições estruturais da cidade são rapidamente normalizadas, isso vem do planejamento e monitoramento”, afirmou Dilma Rousseff.

Sobre a questão da responsabilização das usinas de Santo Antônio e Jirau, que ficam localizadas no rio Madeira, a presidente do Brasil afirmou que seria um absurdo querer responsabilizar qualquer um dos dois empreendimentos pela cheia do rio Madeira.

“Esse volume de água veio de áreas da Bolívia, não podemos culpar as usinas por algo que acontece em uma região acima do rio”, disse Dilma Rouseff.

 

 

Outro ponto tocado pela presidente foi a construção da estrada de acesso à Guajará-Mirim e Nova Mamoré através de uma área de reserva ambiental. A presidente afirmou que considera vital a construção imediata da estrada para garantir o acesso das comunidades que moram nessa região ao restante do estado.

 

Sobre o apoio aos atingidos a presidente Dilma afirmou que a partir da próxima segunda-feira (17) todos os cidadãos rondonienses atingidos diretamente pela cheia do rio Madeira poderão resgatar o seu Fundo de Garantia na Caixa Econômica Federal.

Os pescadores atingidos também podem dar entrada no Seguro Defeso para garantir seus rendimentos. O Governo Federal já liberou R$ 5.831.246,75 para ajudar no apoio dos atingidos e na reconstrução da cidade.

Após a rápida visita, Dilma embarcou em seu avião presidencial e seguiu para a cidade de Rio Branco onde segue agenda.

Ariquemes190

 

 

Data: 15/03/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Café Bem Cedo 2
Tigrão Veículos
sobreira
Novalar
Adubar no Site
LORYAL

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus