25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 09/02/2018 Compartilhe esta notícia

Segurança Pública de Rondônia passa a contar com nova ferramenta para processos de identificação de autoria de crimes

O reconhecimento e identificação de autorias de crimes que ainda estão sem solução terão uma nova ferramenta com a implantação do Sistema de Legitimação à Distância (Lead) em Rondônia. A inovação só foi possível com a assinatura de um convênio com o Estado de São Paulo.

A ferramenta totalmente online traz 65 milhões de dados de registros em prontuários civis e criminais do Estado de São Paulo, sendo considerada a maior base da América Latina, na qual auxiliará nas pesquisas destas autorias que irão ser realizadas pelo o Instituto de Identificação Civil e Criminal de Rondônia.

A legitimação, além da confirmação da identidade de uma pessoa, viva ou morta, sendo realizada à distância, agiliza também a liberação de cadáveres e a localização de pessoas desaparecidas.

Durante a assinatura do convênio, secretário da Segurança Pública de São Paulo, Mágino Alves Barbosa, explicou que o Lead que é um Sistema de Legitimação a Distância e que fará com que o estado de Rondônia e o Estado de São Paulo tenham um banco de dados das impressões digitais compartilhados. “Tanto um estado como o outro vão ganhar em agilidade para legitimar aquelas pessoas que são apresentadas à autoridade policial”, detalhou.

Para o Secretário de Segurança de Rondônia, coronel Lioberto Ubirajara Caetano, os modelos de sistemas como o  Lead,  Detecta, o Inquérito Policial Eletrônico (IP-e) e o Gestor de Laudos (GDL) irão remodelar sistema de segurança pública.

Segundo o secretário, o Estado de São Paulo tem uma capacidade de desenvolvimento de sistema e uma expertise já histórica que dá uma condição melhor de enfrentamento com a violência e os crimes. O acordo com o Lead vai permitir integrar os sistemas e produzir uma prova de maior qualidade, legitimar autoria mesmo que a distância.

“Assim como o Lead, o inquérito eletrônico vai permitir mais agilidade e andamentos, bem como uma qualidade melhor do processo em tempo real com o Judiciário e   o Ministério Público. Temos também o detecta como ferramenta na questão de furtos e roubos de veículos que é uns dos índices brasileiros difícil de vencer. A implantação desses sistemas é muito importante para o Rondônia e vai ajudar no enfrentamento da criminalidade na Região Norte”, finalizou Caetano.

 

 

 

Fonte
Texto: Márcia Martins 
Fotos: Ascom/SP
Secom - Governo de Rondônia
Data: 09/02/2018 Compartilhe esta notícia
 
 
Novalar
LORYAL
Café Bem Cedo 2
moto mil
Adubar no Site
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
sobreira

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus