25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 04/08/2017 Compartilhe esta notícia

Debates sobre mercado interno abrem reunião dos Estados do Brasil Central

 

A apresentação de proposta para o estabelecimento de mercado interno comum é um dos assuntos da pauta administrativa da quarta reunião do Conselho de Administração do Consórcio Interestadual do Brasil Central, que reúne nesta quinta-feira(03) e sexta-feira (04, em Campo Grande/MS.

O consórcio é formado pelos estados de Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e Maranhão, além do Distrito Federal.

O mercado comum para do bloco inclui a unificação das alíquotas fiscais para produtos internos e visa o incentivo às exportações.

Durante a reunião do consórcio acontece o Fórum de Governadores do Brasil Central, instância deliberativa dos temas tratados nas câmaras técnicas, que são formadas por representantes dos estados.

Na sexta-feira, os governadores assistirão a palestra do ministro das Cidades, Bruno Araújo, sobre Parcerias e Oportunidades para os Estados.

O presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Paulo Rabello de Castro, que também estará presente e falará sobre as parcerias e oportunidades para os estados.

O Fórum de Governadores do Brasil Central discute soluções conjuntas para demandas dos estados do bloco. A redução dos custos na solução dos problemas e a melhoria da competitividade são alvos buscados nos debates, além do estabelecimento de uma nova forma de relacionar com o governo federal.

Entre os avanços das últimas reuniões estão a compra compartilhada de medicamentos para a atenção básica dos estados. Neste quesito, a vantagem está na redução dos preços dos produtos prospectados.

Para o governador de Rondônia, Confúcio Moura, o consórcio é um mecanismo que muda irreversivelmente o entendimento dos estados do bloco com o poder central, pois o modelo vigente está exaurido.

SOLUÇÕES

As soluções encontradas para demandas comuns aos estados-membro já obtidas são, na avalição do governador, a prova de que o formato está é vantajoso.

“O consórcio é uma realidade. Nós queremos mostrar ao Brasil que temos soluções práticas e viáveis”, diz Confúcio sobre o modelo.

A reunião encerra na manhã de sexta-feira (04), após entrevista coletiva e sessão deliberativa dos chefes do executivo dos estados.

 

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Daiane Mendonça 
Secom - Governo de Rondônia
Data: 04/08/2017 Compartilhe esta notícia
 
 
Tigrão Veículos
moto mil
Novalar
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Café Bem Cedo 2
sobreira
Adubar no Site
LORYAL

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus