25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 23/05/2017 Compartilhe esta notícia

Governador acompanha implantação de sistema que unifica informações do Estado de Rondônia

O trabalho de implantação da ferramenta Observatório do Desenvolvimento Estadual (ODE), onde mais de um milhão de informações relacionadas ao Estado de Rondônia estarão disponíveis a qualquer cidadão por meio de uma plataforma web, teve o acompanhamento do governador Confúcio Moura nessa segunda-feira (22) durante reunião entre o secretário estadual do Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, coordenadores do projeto no âmbito da Sepog e o representante da empresa responsável pela implantação do sistema, Fausto Fonseca, TOQ-Soluções.

O projeto foi inicialmente idealizado a partir da institucionalização da Política Estadual de Desenvolvimento Regional (PEDR) com o objetivo de melhor monitorar e avaliar os planos, programas e ações desta política por meio do intercâmbio de informações com os demais órgãos, entidades da administração indireta, organizações da sociedade civil, municípios, entre outros.

Durante a reunião, George Braga explicou os ganhos que o estado passa a ter com a implantação do Observatório e as diversas possibilidades da utilização das informações pelos cidadãos e gestores. Entre elas está a realização de projeções e simulações do comportamento da economia estadual durante os intervalos das divulgações de dados oficiais do Instituto Brasileiro de Estatísticas (IBGE), por exemplo.

Ele também lembrou que será possível o cruzamento de dados gerando informações que respondam às questões de potencialidades de Rondônia e que possam atrair investimentos. “As informações também podem direcionar atos de gestão servindo como base na tomada de decisões, além de auxiliar a comunidade científica na realização de pesquisas”, complementou Braga.

Para Confúcio Moura, além de toda capacidade informativa do portal, o sistema deve funcionar também como um filtro da verdade, com informações mais transparentes possíveis. “Temos que ser francos, pois a plataforma ficará disponível à população e servirá até como aspecto crítico. As escolas, por exemplo, devem estar listadas, com suas respectivas fotos, informações de últimos investimentos e demais dados que possam embasar um diagnóstico e fundamentar as principais necessidades. Assim deve ser em todas as áreas com informações de economia, agronegócio, serviços, população, indicadores sociais, entre outros”, ponderou o governador.

A parceria e o trabalho conjunto entre os órgãos foram apontados como um dos aspectos mais importantes para o sucesso da plataforma que, segundo Fausto Fonseca, deverá estar com sua primeira versão pronta em 90 dias. “O trabalho de localização e levantamento de dados junto às instituições já foi iniciado junto com a coordenação da Sepog para que posteriormente possamos trabalhar os indicadores”, destacou o representante da TOQ – Soluções.

 

 

 

Fonte
Texto: Jane Carla 
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia
Data: 23/05/2017 Compartilhe esta notícia
 
 
Tigrão Veículos
LORYAL
Café Bem Cedo 2
moto mil
sobreira
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Adubar no Site
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus