25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 04/05/2017 Compartilhe esta notícia

Dirigentes da Movimento Brasil Competitivo apresentam ao governo de Rondônia programa de modernização da gestão pública

O governador Confúcio Moura recebeu na tarde dessa quarta-feira (3), em seu gabinete, a equipe do Movimento Brasil Competitivo (MBC), liderada pelo presidente executivo Cláudio Leite Gastal, para a primeira reunião sobre o projeto de Governança encomendado à entidade, que prevê a elaboração de um Programa de Modernização da Gestão Pública do Estado de Rondônia.

Alinhado ao Planejamento Estratégico e ao Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia (Peds), o programa de modernização iniciado em março tem prazo de um ano para ser entregue em sua versão definitiva, mas o governador Confúcio Moura manifestou interesse de antecipar a entrega das fases que ficarem prontas para que possam ser discutidas em audiências públicas, e que simultaneamente um grupo de servidores possa já praticar essas mudanças para criar ambiente e disseminar o conhecimento.

Ao lado do secretário de Estado de Planejamento e Gestão, George Braga, e da superintendente de Assuntos Estratégicos, Rosana Cristina Vieira de Souza, o governador acompanhou a apresentação da administradora Adriane Riciere, especialista em gestão, que chegou a citar o projeto do Peds, destacando a boa construção de seu conteúdo técnico e o papel da MBC, que tem a função de apontar meios e alternativas de gestão pública visando à melhoria e ampliação da eficiência e inovação institucional dos processos, incluindo neste ponto a gestão de pessoas num ambiente de governança de resultado. “Nosso compromisso é internalizar o conhecimento e promover sua continuidade”, disse.

Adriane disse que o programa de Modernização da Gestão Pública, que ela coordena com sua equipe e com o presidente Cláudio Gastal, é uma ferramenta para consolidar um novo e eficiente modelo de gestão (Governança Pública) – que está em plena execução em 16 estados brasileiros – que visa desburocratizar as ações governamentais e facilitar a vida do cidadão, com instrumentos e recursos acessíveis, com uma dimensão que contempla não apenas a estratégia governamental, mas também o desenvolvimento regional (com atendimento aos municípios), gestão de pessoas, gestão de conhecimento e gestão de processo com medidas inovadoras e eficientes.

Ela salientou que trabalha num projeto de estado de ação continuada, e não num projeto de secretário ou de secretaria, e que por isso alinha seu projeto ao Plano de Desenvolvimento Sustentável, estando aberta à discussão e sugestão, de modo a realizar o melhor para o bem da gestão pública. Segundo Adriane, o que está sendo feito é um planejamento de estado até 2030, prevendo suas necessidades e seu projeto de desenvolvimento (sustentável), independentemente de quem será o gestor estadual nos próximos anos.

O governador Confúcio Moura, que já conhece o trabalho da MBC em outros estados, disse que ficou com boa impressão, e que espera avançar na desburocratização das atividades do governo e no projeto de desenvolvimento de Rondônia até 2030.

O Movimento Brasil Competitivo é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos ou econômicos, de interesse público, e que tem como presidente de seu conselho superior o empresário brasileiro Jorge Gerdau Johannpeter, 81, atual presidente do conselho de administração do Grupo Gerdau Siderurgia (ferro e aço). Ele participaria da reunião com o governador Confúcio Moura, mas adiou a reunião por recomendação médica.

 

 

 

Fonte
Texto: Cleuber Rodrigues Pereira
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia
Data: 04/05/2017 Compartilhe esta notícia
 
 
moto mil
sobreira
Café Bem Cedo 2
Adubar no Site
Novalar
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
LORYAL
Tigrão Veículos

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus