25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 28/04/2017 Compartilhe esta notícia

Mudas de café clonal são entregues para agricultores em Ariquemes

Na manhã desta sexta feira (28) A Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio de Ariquemes (SEMAIC) por meio de uma parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (SEAGRI) realizou a entrega de mais de 100 mil de mudas de café clonal para agricultores em Ariquemes.

As plantas, que são geneticamente modificadas, foram cultivadas num viveiro no Distrito de Nova Estrela em Rolim de Moura. As árvores do café clonal são mais resistentes a pragas, doenças e possuem capacidade para produzir em maior escala. No entanto, este tipo de café precisa de mais irrigação que o café normal para criar sua proteção climática, principalmente na seca. De acordo com o Engenheiro Agrônomo da SEMAIC, Júlio César de Lima, a entrega das mudas teve que ser feita por etapas, devido à importância de haver um sistema de irrigação pra o plantio nas propriedades. “As entregas foram feitas, respeitando as propriedades onde a estrutura para o cultivo já havia sido montada, até o momento 42 agricultores já foram contemplados. Os trabalhos não param por aqui, agora nós vamos acompanhar o desenvolvimento destas plantas e oferecer suporte.” Disse Júlio César.

Seu Antonio Bernardo de 45 anos é um dos agricultores credenciados para receber as mudas de café clonal. Ele conta que a cafeicultura sempre foi o ramo de negócios da família e espera aumentar a renda com a produção. “Eu fico contente em saber que nós temos investimentos nas plantações de café, eu e minha família dependemos disso, tiramos nosso sustento da lavoura.” Enfatizou seu Antonio.

A entrega foi acompanhada de perto pelo Secretario de Agricultura, Newton Almeida Soares que ressaltou a importância da inovação no plantio do café para a economia não só no município, mas em toda a região do Vale do Jamari. “Por muito tempo as plantações de café eram uma das principais bases econômicas de Ariquemes, mas nos últimos anos, muitos agricultores desistiram da modalidade, a nossa intensão é proporcionar incentivos para que eles voltem a produzir o café.” Disse Newton. 

ariquemes.ro.gov.br

 

Data: 28/04/2017 Compartilhe esta notícia
 
 
Novalar
sobreira
Café Bem Cedo 2
Tigrão Veículos
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Adubar no Site
LORYAL
moto mil

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus