25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 11/01/2017 Compartilhe esta notícia

Ariquemes: Adelino Follador destaca lançamento de obra de duplicação da BR 421

O deputado Adelino Follador (DEM), nesta quarta-feira (11), participou do lançamento da obra de duplicação da ponte sobre o rio Jamari, na BR 421, em Ariquemes. Segundo o parlamentar, o diretor geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Ezequiel Neiva, deve entregar a ordem de serviço para o início das obras nos próximos dias.

O deputado destacou que, por ser uma obra relativamente grande, exigiu planejamento e projetos especiais. Ele informou que há cinco anos vem lutando pela duplicação, apresentando indicações, pedidos e cobranças às autoridades estaduais e ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).

“Nosso objetivo é minorar as dificuldades das comunidades rurais e urbanas e da população de modo geral, servida pela ponte, que há muito tempo não comporta mais a intensidade do fluxo de veículos da região”, explicou Adelino.

Segundo o deputado, construída na década de 80, em mão única, pelo governador Jorge Teixeira, a ponte sobre o rio Jamari, na BR 421, será duplicada com estrutura de concreto pré-moldado, com o que há de melhor em tecnologia de construção pesada.

Follador disse acreditar que, além de atender a uma das mais antigas reivindicações de uma das regiões mais populosas de Rondônia, o Vale do Jamari, a obra deverá ser entregue e inaugurada ainda este ano.

O deputado agradeceu o governador Confúcio Moura e Ezequiel Neiva por terem acatado sua indicação em atendimento às comunidades e ressaltou a importância da obra para a economia local.

“Essa ponte faz a integração de cinco importantes municípios da região do Vale do Jamari, com forte demanda na produção de grãos, carne, leite e derivados, além de ser reconhecida também como importe polo do setor moveleiro”, declarou Adelino Follador.


História da ponte

Na época de sua construção, em mão única, pelo então governador Jorge Teixeira, não existia nenhum município instalado à margem esquerda do rio Jamari, fato que, segundo o deputado, retrata a epopeia dos desbravadores da região, entre eles, o jovem gaúcho Adelino Follador, que se tornaria um dos principais aliados de Teixeirão naquela região.

O advento da construção da ponte naquela época atraiu gente de muitos lugares para a região, em busca de uma vida melhor, e ali, do outro lado do rio Jamari, surgiram pujantes centros urbanos, que mais tarde formaram as cidades de Monte Negro, Campo Novo e Buritis, além abranger grande faixa territorial dos municípios de Ariquemes e Alto Paraíso, movimentando econômica e socialmente cerca de 100 mil pessoas, que utilizam e dependem desta ponte.

Adelino Follador, que é profundo conhecedor da região, disse que sempre lutou pela duplicação da ponte e que no início de seu mandato, em 2011, chegou a indicar ao Dnit a execução desta obra, sem êxito.

Por este motivo, segundo ele, recorreu ao governador Confúcio Moura, que também é conhecedor daquela região, e que, sensibilizado, atendeu a sua indicação e autorizou a licitação e agora execução desta importante obra para a região e para Estado.

“Finalmente esta antiga reivindicação do povo, das autoridades, dos produtores rurais e dos empresários dos municípios daquela região, começa a ser atendida”, disse Follador.


ALE/RO - DECOM - [Assessoria]
Foto: Assessoria

Data: 11/01/2017 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
moto mil
Adubar no Site
Café Bem Cedo 2
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
LORYAL
Tigrão Veículos
Novalar

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus