Recentemente nós publicamos aqui no Mega Curioso um guia para ajudar nossos leitores a diminuir os efeitos negativos de ficar sentado por muito tempo. Só para você ter ideia, estudos recentes chegaram à conclusão preocupante de que passar 6 horas por dia sentado pode aumentar em 64% as chances de uma pessoa desenvolver algum tipo de doença cardíaca. Bizarro, não é?

Se por um lado ficar sentado não é um bom negócio, por outro, caminhar pode ser muito mais benéfico do que você jamais imaginou. Andar não só é ótimo para quem quer perder uns quilinhos, como também é um exercício capaz de nos deixar mais felizes, mais calmos e, inclusive, mais criativos.

A revista Time publicou um artigo recentemente que reforça os benefícios psicológicos de caminhar e, lógico, a gente resolveu compartilhar com você algumas informações interessantes.

Corpo são, mente sã

Em um daqueles dias de mau humor ou quando tudo está dando errado, uma das melhores decisões que você pode tomar é sair dar uma volta. Se você é do tipo que tem dificuldades para se concentrar e tentar meditar é praticamente impossível, saiba que uma caminhada de tempo médio – entre meia e uma hora – pode resolver esse seu problema.

Andar é ótimo para diminuir crises de ansiedade e abrir a porta para que a criatividade chegue, entre e se sinta em casa. De acordo com a galera do Wise Bread, sons de passarinhos cantando, chuva caindo e abelhas voando são cientificamente conhecidos por diminuir níveis de stress e proporcionar a sensação de paz.

O resultado de uma pesquisa, recentemente publicado no Inc, indicou que, de fato, andar é uma das maneiras mais simples de se tornar uma pessoa criativa. Testes realizados pela Universidade de Stanford revelaram que os voluntários tinham ideias melhores e mais criativas enquanto estavam caminhando em comparação com o período em que permaneciam sentados. E não é só isso: a potência criativa aumenta em 60% quando estamos andando. Eis um dado que merece ser levado a sério, não é mesmo?

Ao infinito e além

Há evidências, inclusive, de que caminhadas longas são ainda mais efetivas nesse quesito de criatividade. Depois de mais tempo andando, as pessoas mais estressadas e dispersas acabam entrando em uma atividade cerebral propícia a trabalhar melhor e resolver problemas específicos. Se você é nervoso, ansioso e tem dificuldade de concentração, uma caminhada um pouco mais longa pode ajudar – e muito.

Esses efeitos foram muito bem relatados por David Roberts, que decidiu passar um ano longe da internet com a intenção de se desintoxicar do stress da vida moderna. Desligado o computador, Roberts começou a adotar novos hábitos e a caminhada foi um deles. De acordo com um relato escrito por ele para a revista Outside, depois de meia hora de caminhada ele já sentia que ideias novas começavam a borbulhar em sua cabeça.

Roberts falou também que as caminhadas eram a chance que ele buscava de passar um tempo em apenas uma atividade, dedicando-se exclusivamente a ela, o que deixava sua mente mais tranquila e relaxada. E aí, você não acha que está na hora de colocar essas descobertas em prática? Quando foi a última vez que você saiu de casa com o objetivo de fazer uma caminhada?