1 – Ausência de ressacas

Deixar de beber vai fazer com que você não tenha mais aqueles dias horríveis, deitado no sofá com dor de cabeça e enjoo. Nada de arrependimentos pós-porre, crises de depressão e ansiedade.

2 – Mais autoconfiança

Muitas pessoas bebem em eventos sociais porque julgam que, dessa maneira, conseguem interagir mais. Deixar de beber faz com que você desenvolva sua própria confiança nessas situações, o que pode levar um pouco mais de tempo, é verdade, mas, em longo prazo, é bem mais bacana do que ter que beber para conseguir “ser legal”.

3 – Mais felicidade

Ainda que durante a bebedeira a pessoa pareça a criatura mais feliz do planeta, a verdade é que, depois do porre, o que fica são os vestígios da ação do álcool, que é um grande depressor do sistema nervoso e nos deixa confusos, cansados, distantes, ansiosos, nervosos e inquietos.

4 – Liberdade

Não beber significa não se preocupar em planejar drinks e planos de ressaca. Significa não se preocupar em voltar para casa em segurança ou em fazer ou não algo de que se possa se arrepender depois – além do mais, não beber significa economizar um bom dinheiro.

5 – Sensação de honestidade

Manter-se sóbrio faz com que a pessoa se sinta bem por não precisar viver fingindo ser alguém que não é e, através do álcool, forçando-se a agir de uma maneira que não condiz com a sua verdadeira personalidade.

6 – A economia financeira

Não há como negar esse fato: beber custa caro, o que nos mostra que deixar de consumir bebidas alcoólicas é ótimo para o bolso. Em meio a tempos difíceis em termos financeiros, taí um apelo significativo para quem pensa em parar de beber.

7 – Ser você mesmo

A bebida tem a capacidade de fazer com que a pessoa que bebe fique entorpecida e longe de sua própria realidade. Deixar de beber é uma maneira bastante saudável de ser você mesmo, com suas tristezas e alegrias, e de se sentir mais confortável em sua própria pele.

8 – Ter uma vida amorosa melhor

O consumo excessivo de álcool pode até fazer com que uma pessoa se sinta mais desinibida e, por causa disso, consiga interagir melhor na balada e evite voltar sem companhia para casa.

No entanto, a performance sexual não é lá essas coisas quando se está bêbado e, na manhã do dia seguinte, não ter noção de como a pessoa ao seu lado foi parar ali é, no mínimo, constrangedor. Relacionar-se com pessoas sem precisar estar bêbado para isso é uma coisa maravilhosa, mais natural e mais adulta, inclusive.

9 – Fim do drama

Nada de arrependimentos, amnésias alcoólicas, vergonha, culpa e vontade de bater a cabeça contra a parede.

10 – Mais saúde

Deixar de beber faz com que a sua pele melhore e a sua aparência seja a de uma pessoa mais jovem. Além do mais, é ótimo para quem quer perder peso. A abstinência alcoólica também mexe com o seu psicológico e, depois de um tempo, você vai se sentir mais vibrante e com mais energia, o que melhora sua autoestima e sua autoconfiança.

***

Essas dicas foram dadas por John McKiernan, que foi alcoólatra por 15 anos e resolveu deixar de beber, decisão que ele considera ter sido a melhor de sua vida. Vale lembrar que você não precisa ter dependência alcoólica para reduzir a bebedeira, hein. Sua saúde agradece!