25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 18/11/2016 Compartilhe esta notícia

Dois vereadores afastados por corrupção seguem foragidos em RO

Outros vereadores da Câmara de Vilhena foram ouvidos nesta quarta (Foto: Eliete Marques/ G1)

Os vereadores afastados Jaldemiro Dedé Moreira (PP), conhecido por Jairo Peixoto, e Maria Marta José Moreira (PSC) continuam foragidos da Justiça. De acordo com a Polícia Federal (PF), eles são suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro. Outros cinco vereadores foram presos, suspeitos dos mesmos crimes. Conforme as investigações, um grupo de parlamentares participava de um esquema de aprovação de loteamentos na cidade, mediante recompensa.
Conforme a PF, as investigações começaram quando o Ministério Público Federal (MPF) soube das irregularidades, através de outras operações desencadeadas no município. Segundo as apurações, para os loteamentos serem aprovados, os vereadores recebiam terrenos e quantias em dinheiro.
Os vereadores José Garcia da Silva (DEM), Vanderlei Amauri Graebin (PSC), Carmozino Alves Moreira (PSDC), Junior Donadon (PSD), e Antonio Marco de Albuquerque (PHS), conhecido como Marcos Cabeludo foram presos, suspeitos de participarem do esquema.
Os vereadores suspeitos de envolvimento nos crimes foram afastados da Câmara de Vereadores e tiveram seus salários suspensos. Conforme a PF, Jairo e Marta estão sendo procurados, e qualquer informação sobre o paradeiro deles pode ser denunciada à polícia, de forma anônima. 
O advogado Agnaldo Muniz, que representa Jairo e Marta, afirma que aguarda a análise do Judiciário quanto ao pedido de habeas corpus impetrado pela defesa. Explica ainda que pretende entrar na justiça contra a decisão da câmara, em suspender os salários dos clientes, e ressalta que ambos devem se apresentar nos próximos dias. 
"Eles apresentam todos os requisitos necessários para responder em liberdade. Eles não representam nenhum perigo à instrução criminal. Nada foi provado, até agora, contra eles, que não podem cumprir a sentença por antecipação. Sobre os salários, é um direito deles. Isso é uma arbitrariedade. Eles precisam do salário para o sustento da família", conclui.
Prisões
O vereador 
José Garcia da Silva (DEM) foi o 1º a ser preso em flagrante, no dia 18 de outubro. A prisão foi realizada pela PF quando Garcia estava a caminho da Câmara de Vereadores do município.
O vereador Vanderlei Amauri Graebin (PSC) foi o 2° a ser preso, no dia 21 de outubro. Segundo a PF, ele se entregou na sede da instituição após a Justiça do estado decretar a prisão preventiva do parlamentar.
No dia 22 de outubro, o vereador Carmozino Alves Moreira (PSDC) também foi preso pela Polícia Federal. Conforme a PF, a prisão foi necessária para manutenção da ordem pública.
Dois dias depois, o presidente da câmara, Junior Donadon (PSD), foi preso em uma barreira da Polícia Federal, na BR-364. Donadon recebeu voz de prisão, e foi conduzido até a delegacia da PF em uma viatura. Depois, foi levado para exame de corpo de delito na delegacia de Polícia Civil e, em seguida, encaminhado para a Casa de Detenção do município.
Já vereador Antonio Marco de Albuquerque (PHS), conhecido como Marcos Cabeludo, foi preso no mesmo dia que o vice-prefeito, no início de novembro.

Eliete MarquesDo G1 Vilhena e Cone Sul
Data: 18/11/2016 Compartilhe esta notícia
 
 
Novalar
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
LORYAL
sobreira
Tigrão Veículos
Café Bem Cedo 2
moto mil
Adubar no Site

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus