25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 03/11/2016 Compartilhe esta notícia

MELHOR O PERDIDO DE VERDADE DO QUE O SALVO DE MENTIRA

No princípio criou Deus o céu e a terra. Gênesis 1:1

A escritura do ponto de vista textual inicia com esta frase simples, porém extremamente profunda, como profundo é o abismo da alma humana onde repousa oculto e impenetrável os seus segredos, suas reais motivações e por fim seu RG. Isto na verdade está relacionado àquilo que podemos entender como sendo a construção que cada indivíduo faz de si a qual damos o nome de eu.

Nestes vales abissais e escuros nem mesmo os próprios indivíduos ousam penetrar, visto que o medo de encontrar-se consigo gera um profundo desconforto. Além disto, os monstros que habitam estas profundezas são cheios de sortilégios, só de supor os tais, é o suficiente para gerar em nós o pânico, em face da expectativa ruim que alimentamos deste lugar que Jeremias descreveu como terrível sombrio e enganoso. O coração humano é Terrivelmente sombrio e enganoso, um enigma que ninguém consegue decifrar. Jeremias 17:9. (Versão A mensagem).

Diante deste medo do profundo, o que nos resta é a vastidão rasa da superfície, onde em detrimento da realidade íntima, tudo parece mais palatável. E acabamos por sucumbir a esta pseudo-realidade aparente e exposta, sem se dar conta que em meio a esta vastidão nos perdemos na construção de uma identidade e uma realidade igualmente falsas.

Para termos uma noção do que queremos dizer, esta realidade e identidade forjada na epiderme, quando comparada ao todo de um túmulo por exemplo, não passa da cal que o reveste, como Jesus bem a descreveu: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Mateus 23:27.

Toda construção humana de si e de seu mundo igualmente caído é assim, falsa, portanto, sem sentido. Só ganha um verniz de sentido, no mundo das superfícies com a luz apagada. Mas este sentido que o mundo traz, não subsiste a uma unha afiada, que dirá, permanecer diante da luz da palavra de Deus que é espada, e de sua penetração. Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12.

A grande dificuldade gerada pela luz é o fato de que ela a tudo revela. Sendo assim, diante da palavra de Deus não existe meio termo, as coisas ficam bem definidas, como Jesus disse: Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha. Lucas 11:23.

Quando esta é a circunstância, a única coisa que nos resta é praticar a verdade ou odiar a luz.Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. João 3:20-21.

Esta é a grande razão para que muitos rejeitem ao evangelho, o ódio à luz e a reprovação de suas obras feitas no lusco-fusco. A mesma obra que no mundo das trevas poderia ser considerada como boa, da qual provinha minha identidade de bom, igualmente falsa. Agora diante da luz se verifica como má na verdade, em virtude do olhar D’aquele que a tudo penetra.

Este era o caso, por exemplo, de alguns que se julgavam prepostos de Jesus, ainda que nunca tiveram suas carteiras registradas e nem mesmo passaram na firma para conhecer quem manda. Estes curavam enfermos, expulsavam demônios, pregavam, e a tudo isto que poderíamos qualificar como bom, o olhar profundo do verbo chamou de iniquidade. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade. Mateus 7:22-23.

A verdade é que ninguém é bom. Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Lucas 18:19. E paradoxalmente, a única maneira de sermos libertos desta condição, é aceitando a verdade de Deus a nosso respeito. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32. Ou seja, quando eu me reconheço mau e carente de uma bondade que eu não sou e não possuo, é que, Aquele que é bom verdadeiramente, pode ser em mim aquilo que não sou.

O anseio pela bondade, que em nós vira maldade, o desejo de ser bom sem competência para isto como Paulo descreve bem: Pois não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse prático. Romanos 7:19. Apontam para o fato de que não foi sempre assim. E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Gênesis 1:31a.

O que surge então é a ideia lógica de que toda a raça humana ficou sem referência, cega, desorientada ou como o termo teológico trata, perdida. Perdida na sua identidade, na falta de sentido da vida, perdida sem direção e sem propósito onde cada um tornou-se um fim em si e um caminho para si, indo de algum lugar para lugar algum. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas, cada um se desviava pelo seu caminho. Isaías 53:6a.

A profundidade do texto inicial se da justamente neste ponto. Deus é antes do princípio. E se quisermos descobrir quem somos, temos que transcender o próprio tempo, bem como a própria criação, e saber que antes mesmo do tempo existir Deus é, caso contrário não saberemos quem somos, pois nossa identidade reside em Deus.

O texto de Gênesis segue mostrando o Deus que cria do nada. E disse Deus: Haja luz; e houve luz. Gênesis 1:3. Isto aponta para o poder que Deus tem e para o tipo de estética que ele prática. Mas quando a trindade se expõe por dentro, quando ela manifesta seu íntimo ela o faz por meio de um desejo. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.Gênesis 1:26.

O desejo de Deus é se reproduzir, é expandir sua família, é se dar. Tudo isto aponta para um Deus que é bom, que não busca seus próprios interesses, que não se contenta com o individualismo, que ama a relação, que esta disposto a servir, a criar para doar, que tem autoridade, mas que a quer compartilhar. Ou seja, tudo isto aponta para a realidade de um Espírito que esta em Deus e que é Deus, e que como Deus é eterno.

Este é o Espírito do Cristo crucificado, que atuava antes da criação, na eternidade onde Deus é a única realidade sustentando a própria criação que viria a existir em sua disposição à cruz que é natural a Deus. O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós. 1 Pedro 1:20.

Porém, no mundo das trevas, dos homens em busca de seus holofotes, nenhum deles podem ser acendidos em direção a cruz. Uma vez que nos perdemos no mundo das superficialidades e das trevas, perdemos o nosso “telos” e passamos a contrariar a imagem de Deus como a palavra de Deus nos descreve: Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons. Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus. 2 Timóteo 3:2-4.

O que nos tornamos, só pode ser mudado à medida que somos conformados ao Espírito de Deus, o Espírito da cruz. Se a nossa identidade esta em Deus, e a revelação de Deus tem seu ápice na cruz, somente na cruz em Jesus é que podemos ter ela restaurada. A ressurreição de Jesus o Cristo é o atestado de que Nele nós podemos ser enfim restaurados à nossa verdadeira identidade.

Por esta razão a verdade a nosso respeito só pode ser encontrada na mentira sobre Jesus. A mentira sobre Jesus o levou para a cruz, e a verdade a nosso respeito nos leva para o mesmo lugar. Nela o falso eu morre em Cristo, para que na ressurreição de Jesus Cristo o novo homem criado em Deus poça nascer novamente. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Romanos 6:8.

Se quisermos saber quem fomos criados para ser, precisamos da luz. A verdadeira luz que vindo ao mundo, ilumina todo homem. João 1:9. Só assim nossa vida terá sentido e orientação. Jesus é o caminho que nos leva de volta ao nosso lugar e o nosso lugar é o nosso Pai. Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6. Neste contexto de caminho, que é ao mesmo tempo verdade e vida, não cabe mais a desorientação, a virtualidade ou a mentira que nos mantém unidos a morte. Cabem sim, a esperança antecipada pela fé de quem somos em Jesus.

Uma vez que, diante da palavra de Deus toda aparência é aniquilada, tendo em vista que aquilo que Deus quer desenvolver conosco é relação real e não interação virtual. E no relacionamento com Deus não há espaço para o fingimento ou para atores. Ele caça gente de verdade para os tirar das trevas que é, a superfície da existência, onde gastar a própria existência caçando Pokémons, faz sentido para milhões de pessoas.

Naquele que possui a graça bruta,

Alexandre Chaves.

Data: 03/11/2016 Compartilhe esta notícia
 
 
LORYAL
moto mil
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
sobreira
Novalar
Café Bem Cedo 2
Adubar no Site

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus