25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 10/08/2016 Compartilhe esta notícia

Deputado Adelino Follador pede maiores investimentos para agricultura

Os investimentos na agricultura de Rondônia foram a tônica do discurso proferido pelo deputado Adelino Follador (DEM) na sessão ordinária desta terça-feira (9), no plenário da Assembleia Legislativa.

O parlamentar afirmou que o setor produtivo necessita de mais recursos, pois “dinheiro colocado na agricultura não se transforma em gasto, mas em investimento”.

Adelino afirmou que a situação poderia estar melhor, mas que por inércia e má vontade, projetos encontram-se emperrados na Seagri. Citou como exemplo a licitação de calcário, “que desde abril do ano passado ainda não conseguiram concluir para beneficiar os pequenos produtores”.

Além disso, afirmou que emendas para o setor produtivo demoram a ser liberadas e acabam emperrando. “A secretaria deveria ser mais ágil”, afirmou Follador.

Sobre o preço do litro do leite pago ao produtor de Rondônia, disse que comparando ao que é praticado no Rio Grande do Sul, a diferença é enorme. “Enquanto lá é cerca de R$ 1,60, aqui continua em torno de R$ 0,90”, destacou.

Adelino também se referiu ao preço da pauta da carne em Rondônia. “É preciso valorizar o valor do bezerro, pois o pequeno agricultor depende desta renda”, citou. Para ele, quem ganha dinheiro com a engorda do boi são os grandes pecuaristas.

 

Apartes

O deputado Laerte Gomes (PSDB) disse que, mesmo como líder do governo, infelizmente, concordava com o parlamentar. Reafirmou que Emater e Seagri estão engessadas.

Referiu-se também à questão da licitação de mudas de café e cacau. “O pedido do governador, que em seus discursos solicita que os agricultores plantem café e cacau e produzam mais leite, não chega à secretaria”, citou. Ele concluiu afirmando que “agricultor com dinheiro no bolso faz a alegria da cidade”.

Marcelino Tenório (PRP) ressaltou a importância do investimento no setor agrícola, que gera divisas para o Estado, aumentando a renda e gerando empregos. Afirmou que, por incompetência e falta de gestão, a produção do café, cacau e leite em Rondônia vem diminuindo.

 

ALE/RO - DECOM - [Geovani Berno]

Foto: José Hilde

Data: 10/08/2016 Compartilhe esta notícia
 
 
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Tigrão Veículos
LORYAL
Adubar no Site
Novalar
moto mil
sobreira
Café Bem Cedo 2

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus