25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 27/07/2016 Compartilhe esta notícia

Rondônia: Canil da Companhia de Operações Especiais recebe cinco novos cães

Fuzil, Índia, Ferrari e os irmãos Lovata e Lovato são os novos cães do Canil da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar de Rondônia – COE. O canil, que está sem funcionar desde o começo deste ano quando o único cão morreu por motivos desconhecidos, recebeu os animais há um mês, vindos de um canil especializado de Goiânia.

Os cães, com idade entre oito e 15 meses, são das raças Golden Retriever, Pastor Belga Malinois e Pastor Alemão. O Soldado PM D. Cavalcanti, cinotécnico especializado em condução de cão farejador de entorpecente ressalta que os cães já chegaram no canil com um trabalho iniciado: “Eles não vieram prontos, mas vieram com a familiarização do odor, socializados, sem medo de carro ou pessoas, e aqui nós damos sequência ao treinamento. Aqui nós fazemos a potencialização da indicação do odor, para que ele me indique a fonte do odor, o local exato.

A carga de exercícios imposta exige muito dos animais, por isso o cão militar é um verdadeiro atleta, mas o cinotécnico reforça que o trabalho de treinamento é feito todo baseado numa brincadeira com formas de recompensa.

O trabalho de treinamento é feito de modo contínuo, diuturnamente e em três estágios de adestramento para indicação de odor: em painéis e caixas de odor, ambientes internos e externos, até ambientes como terra e locais enterrados, sempre aumentando o grau de dificuldade.

Atualmente o canil da PMRO conta com sete policiais, seis deles com curso de cinotecnia.

Para o Comandante da COE, Tenente Coronel PM Alexandre, a utilização dos cães como instrumento de combate é importante para a corporação: “Em especial as ocorrências envolvendo entorpecentes e explosivos, pela capacidade olfativa que o cão possui. O cão auxilia essas atividades, complementando as ações policiais. É um instrumento a mais, uma ferramenta de extrema importância”.

EMPREGO DOS ANIMAIS

Dois dos novos cães, Fuzil e Índia, foram empregados esta semana. Na tarde desta segunda-feira (25), por volta das 16 horas, o canil foi acionado para dar apoio ao Núcleo de Inteligência e Departamento de Investigação Sobre Narcóticos – Denarc.

A ação foi realizada no Bairro Lagoa, em Porto Velho, quando cerca de 13 quilos de entorpecentes foram encontrados em uma residência. Os cães foram chamados para realizarem o rescaldo, últimas verificações do local.

Durante a busca, os cães encontraram mais cerca de 600 gramas de droga, uma balança de precisão e um dos meliantes, escondidos no terreno baldio ao lado da residência.

Os policiais do Canil que acompanharam os cães, Soldado PM Gama e Soldado PM D. Cavalcanti, ressaltaram o trabalho com os animais: “A cadela, principalmente, localizou a droga, a balança e outro suspeito depois que os agentes já tinham passado por lá”.

 

 

 

 

IMAGENS Paula Casagrande

JORNALISTA Paula Casagrande

Data: 27/07/2016 Compartilhe esta notícia
 
 
Novalar
moto mil
LORYAL
Tigrão Veículos
Café Bem Cedo 2
sobreira
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Adubar no Site

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus