25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Rondônia » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 03/08/2015 Compartilhe esta notícia

Inauguração da sede do Banco do Povo, em Ariquemes, reúne casos de sucesso

No calor de 35 graus Celsius, o autônomo  Gilvan Lima estava orgulhoso de suas conquistas. Se um ano atrás não tinha perspectivas de renda para sustentar a família, agora pilota sua própria  motocicleta e transporta passageiros pelas ruas de Ariquemes. Para alcançar esta conquista, contou com a ajuda do Banco do Povo.  “Com eles não tem burocracia, o juro é baixo e ainda ganhei um tempo para começar a trabalhar e, só depois, começar a pagar o empréstimo.” Gilvan não está só. Outros pequenos empreendedores comemoram os benefícios da instituição, que ganhou a primeira sede própria no município, na tarde de sexta-feira (31).

A inauguração da moderna sede do Banco do Povo, em Ariquemes, foi transformada num evento popular. O governador Confúcio Moura, que criou o banco há oito anos, quando era prefeito do município, presidiu o ato solene e admitiu: “nunca pensei que esta ideia pudesse se tornar tão importante”.

Enquanto oradores falavam dos benefícios do Banco do Povo, Confúcio parecia rememorar como tudo tinha começado. A instituição iniciou, em Ariquemes, com R$ 300,00 em caixa para fazer pequenos empréstimos a pessoas pobres com vontade de iniciar um pequeno negócio. Passados oito anos, já liberou mais de R$ 14 milhões em crédito e está presente na maioria dos municípios. Casos como o do mototaxista Gilvan se tornaram comuns em vários lugares.

Adriano Silva é uma personalidade admirada em Ariquemes. Ele também foi à cerimônia de inauguração da primeira sede própria do Banco do Povo. Foi cumprimentado, elogiado e apontado como exemplo. Com dinheiro emprestado pela instituição, comprou um furgão  e montou o que define como uma autoelétrica móvel. “Se o cliente precisar de serviço numa linha ou em casa, vou até lá. Levo tudo no carro e faço o serviço”, avisa.

O Banco do Povo, segundo seu criador, foi criado para gente simples, que não tem dinheiro e não tem acesso ao crédito nas instituições bancárias convencionais. “É para o operário que chega com o macacão sujo, com um projeto e determinação para trabalhar. O banco facilita”, explica Confúcio Moura. O governador não esconde que a ideia é cópia de um serviço que existe num município de Minas Gerais.

Os pequenos empréstimos, que são a salvação de pequenos empreendedores,  já proporcionaram a criação demais de 6 mil empregos em 4 mil contratos. No momento em que há uma crise econômica assustando até mesmo potências mundiais, Confúcio Moura insiste numa receita que já é conhecida. “Isto se supera com investimento. Estas pessoas, com seus negócios, movimentam o comércio e abrem vagas para mão de obra. É assim que funciona. Não falha”, ensina.

A história do Banco do Povo é pontuada por sucessos, mas não é possível ignorar a luta travada nos bastidores até sua consolidação. Confúcio Moura diz que a iniciativa funciona porque não há ingerência politica. “Nenhum prefeito, nenhum político influencia”, diz. Ele esclarece que se houvesse alguma intervenção externa, as conquistas estariam ameaçadas. O banco é uma instituição gerida por técnicos dedicados e que se voltam para resolver o problema de quem quer crescer com um pequeno negócio mas não consegue vencer as barreiras da burocracia das instituições comerciais comuns.

RAÇÃO

Em tom de brincadeira, o prefeito de Ariquemes, Lourival Amorim, que é piscicultor, disse que o banco é tão bom que deveria criar um “cartão ração” para permitir acesso à alimentação para peixes e beneficiar empreendedores como ele. Lourival riu muito durante o discurso, mas o governador levou a sugestão a sério. “É uma boa ideia. Pode alavancar ainda mais este ramo”, admitiu.

Arnaldo Campos, presidente do Banco do Povo em Ariquemes, está na instituição desde que ela foi criada. Ele fala que a agência inaugurada agora tem o que há de mais moderno em equipamentos. Mas recorda que, no início, precisava emprestar mesas e cadeiras para atender a clientela. Diz que há parceiros que sempre lutaram para fazer do banco uma realidade que promovesse a justiça social, como ocorre agora.

Segundo Arnaldo, a atual secretária-adjunta da Agricultura no estado, Mari Braganhol, sabe os percalços enfrentados até tornar o banco uma realidade favorável ao povo.

Rubens Nascimento, gestor do Fundo de Investimento e Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider), anuncia que está em andamento um processo para qualificar e apoiar a clientela do banco, além de potencializar o alcance dos benefícios. Há, ainda, o interesse em fazer com que as pessoas que realizam cursos profissionalizantes tenham acesso aos créditos oferecidos pelo banco.

Os deputados Alex Redano, Saulo Moreira e Adelino Folador – que participaram da inauguração – só têm elogios aos benefícios sociais proporcionados  pelo Banco do Povo. Redano lembra que há uma crise rondando o país, mas em Rondônia a situação é diferente: “aqui, há investimentos”.

DESBUROCRATIZADO

O Banco do Povo descomplica ao eliminar a burocracia, tem juros baixos e prazos favoráveis para quem quer crescer. Quem quer apenas um empréstimo para pagar uma conta ou remédio antes de receber o salário também tem portas abertas. Pequenos produtores que querem comprar sementes ou o autônomo que quer um carro para iniciar um novo negócio, também.

Se em Rondônia o PIB cresce acima do patamar nacional em razão das múltiplas frentes de produção, o Banco do Povo é uma ferramenta que atende as pessoas simples que querem empreender por conta própria e, ao mesmo tempo, ajuda o estado a se manter entre os que têm melhores índices de desenvolvimento e as contas no azul.

O governador Confúcio Moura aposta que com pequenas e grandes iniciativas o estado não será afetado duramente pela situação desfavorável da economia do país. “Trabalhando assim, vamos dar um show de bola neste momento de crise”, anuncia.

 

 

 

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Decom - Governo de Rondônia
Data: 03/08/2015 Compartilhe esta notícia
 
 
sobreira
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Novalar
LORYAL
Café Bem Cedo 2
Adubar no Site
moto mil
Tigrão Veículos

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus