25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 30/07/2015 Compartilhe esta notícia

Embrapa abre processo de seleção para viveiristas de café conilon

A Embrapa lança o processo de seleção para viveiristas que queiram multiplicar e comercializar a cultivar conilon BRS Ouro Preto, única certificada do estado. A abertura desta segunda edição inicia às 8h do dia 3 de agosto e prossegue até às 16h do dia 12 de agosto de 2015, horário local de Rondônia, sendo importante que o interessado em participar desta seleção esteja habilitado para produzir mudas clonais de cafeeiro conilon. O objetivo é atender a grande demanda dos produtores e a solicitação do governo e prefeituras, oferecendo mais ofertantes ao mercado.

O engenheiro agrônomo da Embrapa Frederico Botelho explica que “esta nova seleção de viveiristas é para aumentar a produção de mudas certificadas e potencializar a chegada desta inovação tecnológica às regiões produtores de café de Rondônia e estados vizinho. Com isto, haverá maior produção e consequente aumento de produtividade por hectare plantado”.

BRS Ouro Preto 

A cultivar de café Conilon BRS Ouro Preto (Coffea canephora Pierre ex Froehner), a primeira lançada pela Embrapa no Brasil, sendo resultado de pesquisa conduzida pela Embrapa Rondônia e o Consórcio Pesquisa Café, também é a primeira cultivar de café conilon do Brasil a receber o Certificado de Proteção concedido pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A BRS Ouro Preto tem potencial para aumentar a produtividade da cafeicultura em Rondônia, contribuindo para a sustentabilidade econômica e social de mais de 22 mil pequenas propriedades no estado. A produtividade desta cultivar é de 70 sacas/ha sem irrigação, podendo chegar a mais de 110 com irrigação.

A BRS Ouro Preto foi obtida pela seleção de cafeeiros com características adequadas às lavouras comerciais do estado e adaptada ao clima e ao solo da região. Sua denominação é uma homenagem ao município de Ouro Preto do Oeste, centro pioneiro da colonização oficial do antigo território de Rondônia.

 

Fonte
Texto: Decom, com informações da Embrapa
Fotos: Decom
Decom - Governo de Rondônia
Data: 30/07/2015 Compartilhe esta notícia
 
 
Novalar
Tigrão Veículos
LORYAL
sobreira
moto mil
Café Bem Cedo 2
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
Adubar no Site

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus