25 de Janeiro de 2010 19:34:25
GIMA
vanvera 3

Início » Notícias » Ariquemes » Exibindo Notícia

Auto Posto Ariquemes

Data: 13/03/2014 Compartilhe esta notícia

Governador e lideranças políticas solicitam recursos para recuperação pós-cheia do Madeira

Brasília - Nessa quarta-feira (12), a presidente Dilma Rousseff recebeu das mãos do governador Confúcio Moura, no Palácio do Planalto, um relatório da atual situação vivenciada pela população do estado de Rondônia que amarga a maior cheia já registrada na história do rio Madeira.

Estrada Parque

 
Dentro das reivindicações, o governador solicitou a abertura imediata de uma estrada de terra de dentro do Parque Ecológico de Guajará-Mirim. A presidenta Dilma entendeu que a única alternativa para não deixar os municípios de Nova Mamoré e Guajará-mirim isolados seria a construção de onze quilômetros da Estrada Parque.  Dilma Rousseff determinou que o ministro da Advocacia Geral da União agisse administrativamente nos tribunais ou judicialmente na instância superior em nome da União para que o governo de Rondônia possa ter a permissão para abrir a estrada.

Moradias para desabrigados
 

Confúcio Moura solicitou também que seja autorizado junto ao Ministério das Cidades um acréscimo na construção do número de moradias para o Programa Minha Casa, Minha Vida. A construção dessas habitações  atenderá o alto contingente de pessoas que perderamsuas residências e tudo que possuíam. A presidente Dilmagarantiu que nãohá problema de limite de casas para Rondônia, basta apenas que o Governo do Estado façaumnovo recadastramento e envieao Planalto. A expectativa do governador é de que três mil casas  a mais  atenderia os municípios atingidos pela cheia.    

Quanto aos recursos financeiros, a presidente Dilma ressaltou que o governo federal irá investir em bens materiais como também em espécie. Os recursos demandados serão liberados automaticamente pelo sistema da Defesa Civil Nacional. Basta o governo do Estado  justificar o pedido e os recursos financeiros serão liberados em caráter excepcional no mesmo dia.  A presidente Dilma afirmou que serão liberados aviões, e o exercito se prontificará para abrir a estrada parque. Segundo ela, os Ministérios da Aeronáutica e da Defesa aliados às Polícias Federal e Rodoviária Federal também contribuirão significativamente em ações que possam amenizar o drama enfrentados pelas populações ribeirinhas.


Novo Porto

A presidente Dilma também prometeu a construção de um novo Porto na capital do Estado. Ela sugeriu que o governador procure a ministra Míriam Belchior, do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (Mpog), e ministro da Secretaria de Portos para dar andamento nesse processo. Dilma colocou como prioridade a alocação desse recurso para um novo porto em Porto Velho.

A reunião que durou quase três horas, contou a presença dos ministros da Casa Civil, Aloísio Mercadante e da AGU, Luiz Adams; dos senadores Valdir Raupp e Acir Gurgacz; dos deputados federais Moreira Mendes, Padre Ton, Marinha Raupp, Amir Lando, Anselmo de Oliveira e Marco Rogério, além dos prefeitos de Porto Velho, Mauro Nazif;de Nova Mamoré, Laerte Queiroz e de Guajará-mirim, Dúlcio Mendes.




Texto - Zózimo Macêdo

 

Data: 13/03/2014 Compartilhe esta notícia
 
 
Tigrão Veículos
Adubar – Calcário de qualidade para o seu solo! – Vídeo
LORYAL
Novalar
Café Bem Cedo 2
moto mil
Adubar no Site
sobreira

www.ariquemes190.com.br
Copyright © 2008 - 2024 Todos os direitos reservados

Site desenvolvido por Prospect Plus